Direito e respeito as diferenças!

Apesar da consolidação de um regime democrático de direito na Constituição de 1988, em que são garantidos a todos os brasileiros a liberdade e a igualdade, há dados preocupantes que revelam ser distinta a realidade de milhões de pessoas em todo o Brasil. Muitos são discriminados e sofrem preconceito em relação à cor; ao gênero; à orientação sexual; à condição física, mental e intelectual; à renda e a idade. Torna-se, então, de fundamental importância trabalhar essa temática no país, a fim de que, efetivamente, se consolide e se promova a igualdade de direitos e de oportunidades para todos os cidadãos.

Infelizmente, ainda são inúmeros os exemplos que ilustram a falta de aceitação da diversidade, tais como ataques morais e físicos a homossexuais, índio e negros; a inadequação dos espaços públicos e privados, dos meios de transporte e das instituições a portadores de deficiências e aos idosos.

O Brasil, não só por sua formação multicultural, mas também por suas dimensões continentais é um país que se poderia classificar como “megadiverso” – apropriando-se do termo da biologia para qualificar a sociedade brasileira. A diversidade e a aceitação são constituintes do país, já que as teorias a respeito da formação do povo brasileiro explicitam a composição multi-étnica e a atitude cordial de seus cidadãos. Trabalhar o tema com crianças e adolescentes brasileiros é, portanto, de suma importância; pois nessa faixa etária são construídos e consolidados muitos valores. Sensibilizá-los, pode significar uma sociedade mais igual e solidária em sua diversidade, agora e no futuro.

Texto retirado do site de relacionamento orkut da comunidade “Centro de Apoio a Diversidade – CAD”

Por: Louise Ribas

Anúncios

~ por 1efecep em 6 de dezembro de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: