Violência contra a mulher

Violência contra a mulher

“A data de 25 de novembro, como DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, foi estabelecida no 1º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.

Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina.”

Fonte: ANDES-SN

Autora: Socorro Aguiar

Passado meio século e a violência contra a mulher ainda continua, o que é mais incrível é que as mulheres têm seus direitos e lutam por eles, mas que direitos? . Mesmo tento direito a vida elas ainda são assassinadas e violentadas brutalmente, mesmo tendo direito a liberdade e à segurança elas ainda são escravizadas diretamente ou indiretamente e ameaçadas, mesmo com o direito a igualdade ainda encontram desvantagens na hora de enfrentar o mercado de trabalho, sem contra no direito de privacidade. Se não bastasse o descumprimento dos direitos das mulheres ainda temos que enfrentar esse mesmo problema em relação ao direito dos homossexuais, esses direitos devem ser cumpridos pela sociedade, vale lembrar que a sociedade somos nós, portanto, cabe a nós lutar e finamente conquistar esses direitos.

Se no mundo sempre houve violência, é porque a sociedade não é capaz de colocar um basta, ou tentar ao menos tornar isso mais fácil. O ser humano tem mania de tentar ter o poder no alcance das mãos, e na busca pelo poder esquecer-se de ajudar o próximo, devemos sempre lembrar que dependemos uns dos outros, e mulher assim como homem precisam aprender a viver sem precisar provar superioridade, se temos a necessidade de viver, precisamos viver bem uns com os outros, porque é como disse Mahatma Gandhi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego.”

Por: Milena Modesto de Oliveira

Anúncios

~ por 1efecep em 28 de novembro de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: