duvidas frequentes na gravidez

As perguntas mais frequente
no início da gravidez

As primeiras semanas de gravidez são das mais excitantes pois você tem que se acostumar a ter um novo ser a crescer dentro de si. No entanto, este novo estado, também inclui algumas preocupações. Aqui apresentamos as respostas às perguntas mais frequentes nesta fase.

Vou ter dores durante os primeiros meses de gravidez?

Quanto vou engordar?
É seguro fazer exercício físico?
O que devo fazer para evitar as estrias?
Existe alguma terapia para evitar os enjoos matinais?
Quando devo parar de tomar o ácido fólico?

Vou ter dores durante os primeiros meses de gravidez? Como ver se são dores inerentes ao crescimento do bebé e nada mais grave?

A maioria das mulheres preocupa-se com todas as dores que sente durante os primeiros meses de gravidez. No entanto, é comum sentir alguma dor e mal estar, por isso não se preocupe demasiado com isso. Porém, deve tomar cuidado caso a dor não pare, for muito aguda ou tiver alguma hemorragia porque podem ser sintomas de uma gravidez ectópica (fora do útero). Uma dor constante como a do período pode ser um indício de aborto por isso informe de imediato o seu médico. Mas, na generalidade qualquer dor costuma desaparecer se a mãe descansar e relaxar.

Quanto vou engordar?

Normalmente engorda-se 2kg durante as primeiras 20 semanas e 9kg nas outras 20 semanas. No entanto, difere bastante de mulher para mulher. Umas ganham mais peso no início da gravidez, outras no fim. O aumento de peso não é preocupante desde que não coloque em risco a saúde da mãe e do bebé. Nas consultas de rotina de obstetrícia poderá verificar se está dentro dos parâmetros considerados saudáveis.

É seguro fazer exercício físico? Se sim, com que frequência e quando devo parar?

O exercício físico na gravidez é bastante recomendado. Todavia, se no início da gravidez se sentir cansada, indisposta e com muitos enjoos será melhor não se obrigar a ir para o ginásio pois poderá sentir-se ainda pior. Deixe primeiro o seu corpo acostumar-se à gravidez e então retome os exercícios físicos. Nada muito violento pois pode causar danos no bebé e em si própria pois os seus ligamentos ficam mais frágeis. Mas não há problema se praticar natação, ioga ou caminhar. Sempre e só exercícios calmos e suaves. Esta não é a altura ideal para bater recordes!

O que devo fazer para evitar as estrias?

Infelizmente não há muito a fazer para além de tentar ter sempre a pele hidratada. Use diariamente um creme hidratante mas certifique-se de que está indicado para grávidas. Não esqueça que tudo o que coloca na sua pele é absorvido pelo bebé.

Existe alguma terapia para evitar os enjoos matinais?

Gengibre parece ser eficaz. Por outro lado também há quem defenda que a acupunctura pode ajudar pois existe um ponto no pulso que quando pressionado pode ajudar no alívio das náuseas. Peça a um terapeuta qualificado que lhe mostre como faze-lo a si própria. Óleos de aromaterapia de limão também podem ser úteis. O descanso muito importante porque a indisposição matinal acontece com mais frequência quando a mulher se sente cansada.

Quando devo parar de tomar o ácido fólico?

Deve parar por volta da 12ª semana a menos que o seu médico lhe diga para continuar.

Mayco Sotta

Anúncios

~ por 1efecep em 16 de novembro de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: