Sexualidade na terceira idade

Para os casais que passaram dos 60 anos, o carinho de uma relação é almejado, assim como para todos os casais, o que é vivenciado nesta fase é a cumplicidade e a ternura, diferente da paixão dos vinte anos, o que não significa menos amor e desejo.
Devido à convivência de vários anos, o sexo vivenciado nesta fase é mais calmo e muito importante para conservar a saúde.

A sexualidade é um assunto que sofre influências das orientações recebidas, ausência destas que dizem respeito ao sexo, pois em grande parte as informações recebidas são distorcidas, repletas de preconceitos e tabus impostos pelo meio social, religioso, econômico e político.

Desejar o sexo após os sessenta anos é natural, fisiológico, entretanto devido a conceitos errados é determinado que a atividade sexual não deva existir nesta idade. No homem são apresentadas algumas mudanças fisiológicas desde os quarenta anos, onde há redução da produção de testosterona, em alguns são desencadeados sintomas psicológicos como depressão e irritabilidade. Na mulher, as mudanças fisiológicas decorrentes da menopausa ocorrem na pele, mama e mucosa genital. A resposta sexual sofre algumas alterações pela diminuição na produção de hormônios. Porém a pós-menopausa oferece vantagens para a mulher vivenciar sua sexualidade, tais como: não há temor da gravidez e não gastam tanto tempo para cuidar dos filhos.

Apesar de o homem deixar de conseguir manter uma ereção e a mulher perder a lubrificação vaginal, a sexualidade não precisa acabar, pois idade não define o fim da sexualidade.

Quando se pensa em relação sexual, logo se pensa em penetração, e não é somente esta que compreende uma relação sexual, faz parte da relação sexual os gestos amorosos, as carícias vivenciadas neste momento conciliado com os desejos e necessidades de cada parceiro, esses são resultados do afeto e da cumplicidade.

http://www.alunosonline.com.br/sexualidade/sexualidade-depois-dos-60-anos/

 

postado por:Ana Paula e Victoria

Anúncios

~ por 1efecep em 5 de novembro de 2010.

2 Respostas to “Sexualidade na terceira idade”

  1. achei interessante essa materia porque as pessoas quando vao falar de sexualidade só lembram dos mais novos sempre esquece os mais velhos que nao estao mortos nao.
    muito legal esse blog!

  2. Eu achei muito legal esse blog fala de uma coisa que é legal é ainda mais os mais velhos coitados sempre esquecem deles e ai voces falam deles tambem gostei Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: